Quase 90% dos motoristas não respeitam faixa de pedestres

10-05-2011 09:15

 

 

VALTER TOZETTO JR Segundo levantamento da CET, grande maioria dos motoristas não respeita faixas que favorecem os pedestres Uma pesquisa realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontou que a grande maioria dos motoristas que trafegam pelas ruas de São Paulo não respeita a passagem de pedestre nas faixas destinadas a eles. Segundo os dados, 89,6% dos motoristas que foram flagrados passando por um cruzamento no momento em que um pedestre tentava atravessar a via desrespeitaram a regra de prioridade ao pedestre. Apenas 10,4% respeitaram a passagem. Entretanto, a companhia aponta que ao serem questionados sobre a infração, 76,8% dos motoristas alegaram que respeitavam o direito. Já entre os pedestres, 69,5% afirmam se sentir desrespeitado pelos motoristas, seja por terem a passagem interrompida por eles ou pelo uso de ameaças como a intensificação da aceleração dos carros e o uso de buzina durante a passagem do pedestre. Os flagrantes feitos pela CET aconteceram entre os dias 14 de fevereiro e 15 de abril deste ano em diversos cruzamentos do centro expandido da cidade e levantou ainda as razões que levam os motoristas a não respeitarem a faixa de pedestres. De acordo com o levantamento, a justificativa mais frequente foram o desconforto provocado por outros veículos, como buzina, veículos "colados" na traseira; e as situações de emergências com ambulâncias e viaturas policiais. Seta - Outra situação de trânsito analisada pela pesquisa da CET foi o uso de seta no momento das conversões. Em um total de 12.328 situações analisadas, 68,3% dos motoristas acionaram a luz indicativa de direção, enquanto que os outros 31,7% condutores não acionaram a seta. Já na comparação do uso do sinal de luz em vias diferentes vias, foi verificado que a seta é mais usada nas avenidas de maior movimento. Isso seria devido à percepção do motorista de que vias mais movimentadas são as mais fiscalizadas. Batida - Uma tentativa de elevar o respeito à faixa de segurança para evitar atropelamentos precisa em primeiro lugar reverter uma ideia preconcebida de muitos motoristas: que isso vai, por ironia, aumentar o número de acidentes. O estudo mostra que o principal motivo alegado para não dar preferência aos pedestres (40,8% dos entrevistados) é que o carro que vem atrás está muito perto e pode haver uma batida se o da frente parar na área estabelecida.

Fonte: Portal do trânsito

 

SECRETÁRIA DE SEGURANÇA URBANA E CIDADANIA

SITES INTERESSANTES:
 

Situação do Veiculo: Clique Aqui.

Habilitação/Pontuação: Clique Aqui.